Atividades para o ensino de ciências com uso de TICs te dá as boas-vindas
TICs no ensino: Flexibilidade para a aprendizagem.
Aqui você encontrará sugestões de atividades para o ensino de ciências do 6º ao ano 9º ano, usando tecnologias de informação e comunicação. O objetivo é que os professores acessem a plataforma e utilizem as sugestões de atividades para enriquecer suas aulas e qualificar os processos de ensino e aprendizagem.

Atividades para o ensino de ciências com uso de TICs.
Sejam bem vindos
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO COM USO DE TICs.
O Núcleo e Manto Terrestre
Série: 6º ano
Objetivo: Diferenciar as diversas propriedade físico-químicas constituintes do Núcleo e Manto Terrestre.
Orientações: Apresente para os alunos o título da aula e diga que eles irão relacionar a poluição do ar com a utilização de combustíveis nos automóveis. Pergunte quais são os combustíveis veiculares que eles conhecem.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Projete o slide e mostre a situação apresentada aos alunos. Questione: O que é um carro flex? Como as pessoas escolhem que combustível irão utilizar em seus veículos? É esperado que eles digam que um carro flex é aquele que pode ser abastecido com etanol ou gasolina, e que a escolha pode ser feita baseada no preço. Incentive que eles participem e apresentem o que sabem sobre o que está sendo questionado, além promover a reflexão sobre como tomar a decisão de qual combustível comprar.
Situação-Problema:
Meu pai comprou um carro flex e agora tem a opção de utilizar o etanol ou a gasolina. Pensando nos problemas da poluição do ar causada pelos combustíveis dos automóveis, qual será a melhor escolha a fazer?
Os combustíveis veiculares e a poluição do ar
Questão disparadora Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora. Estimule-os a levantar hipóteses para respondê-la. Neste momento, não se preocupe em corrigir possíveis erros, apenas incentive a turma a pensar sobre a questão proposta.
Questão norteadora:
Qual o combustível menos poluente: Etanol, diesel ou gasolina?
Tempo sugerido: 2 minutos. Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora. Estimule-os a levantar hipóteses para respondê-la. Neste momento, não se preocupe em corrigir possíveis erros, apenas incentive a turma a pensar sobre a questão proposta.
Os combustíveis veiculares e a poluição do ar
Mão na massa Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: O tempo total do mão na massa é de 28 minutos, sendo 12 minutos para leitura, discussão e registro das informações em grupos, oito minutos para a discussão com o outro grupo que leu o mesmo texto e oito minutos para as apresentações dos registros para a turma. Ajude os alunos a se organizarem em seis grupos. Disponibilize para as equipes os textos disponíveis em: http://bit.ly/2AOKGCf. Dois grupos devem receber o texto sobre etanol. Outros dois grupos, o texto sobre gasolina e os dois grupos restantes, o texto sobre diesel. Oriente os estudantes a discutir o material com os integrantes do grupo e a organizar, cada um em seu caderno, as seguintes informações referentes ao combustível trabalhado no texto recebido pelo grupo: fonte do combustível, poluentes que emite, veículos em que é utilizado. Ande pela sala e procure auxiliar as equipes que apresentarem dificuldades. Após essa etapa, oriente a união dos dois grupos que leram o mesmo texto, a fim de que discutam os pontos registrados e escolham um representante para apresentar as informações para a turma. Permita que os alunos escolhidos apresentem para turma o que foi registrado a respeito do combustível sobre o qual leram. Materiais necessários: Projetor e fichas impressas das atividades.
Avaliação:
Ø Forme 6 grupos na sala;
Ø Leiam o texto fornecido pelo professor e discuta-o com seus colegas;
Ø Organizem, em seus cadernos, as seguintes informações referentes ao combustível abordado no texto que seu grupo leu:
· Fonte do Combustível;
· Poluentes que emite;
· Veículos em que é utilizado.
Ø Após isso, juntem-se aos outros colegas que discutiram o mesmo texto que o seu grupo. Depois de formar esta equipe maior, discutam o que cada um registrou;
Ø Escolha um representante para expor os apontamentos do grande grupo.




Este é seu espaço para depoimentos. Use este espaço para compartilhar avaliações sobre sua loja, seus produtos e a experiência de comprar em sua loja. Faça seus visitantes tomarem a iniciativa de falar com você!
C. Davi
VIDEO TEMÁTICA: HIGIENE BUCAL MODALIDADE
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 2 AULAS
SAÚDE
ANO: 6º
OBJETIVOS: Incentivar a prática da higiene bucal.
Reconhecer a importância da escovação dos dentes, para prevenir as cáries;
Entender a necessidade de se ter bons hábitos de higiene bucal; Compreender a importância de escovar os dentes depois de cada refeição e depois de comer doces.
MATERIAIS: Datashow ou DVD, impressora, papel, tesoura.
METODOLOGIA:
1. Utilizar vídeos que demonstrem a saúde bucal.
2. imprimir imagens de comidas (frutas, doces, refrigerantes etc) e cortá-los como quebra-cabeças. À medida que os participantes forem concluindo as imagens discutir se são considerados saudáveis para a saúde bucal.
AVALIAÇÃO: Observar a participação dos alunos.
Mon - Fri: 7am - 10pm
Saturday: 8am - 10pm
Sunday: 8am - 11pm
Ciência e Tecnologia, uma necessidade atual.
Sugestões de atividades para o ensino de ciências do 6º ao 9º ano, usando tecnologias de informação comunicação.

Tecnologias no ensino de Ciências
PROPOSTA DE ATIVIDADE
ANO: 8º e 9º
CONTEÚDO: Genética, hereditariedade, engenharia genética, bioética e avanço das pesquisas científicas.
OBJETIVO: Contextualizar assuntos relacionados à genética e refletir sobra bioética.
Exposição do filme “GATTACA”- (trabalha a evolução das pesquisas de engenharia genética e no mapeamento de genoma) e conta a história de um homem nascido sem nenhuma manipulação genética em uma sociedade em que a evolução da ciência permite que os pais escolham os melhores genes para seus bebês. Esse avanço cria um sistema de castas que limita os humanos considerados "inválidos" a um futuro de poucas perspectivas. Trata-se de um bom filme para introduzir a genética e incentivar o debate sobre as implicações sociais e éticas do tema.
ATIVIDADE: Antes de exibir o filme, promova um debate sobre técnicas da genética já ensinadas em aulas anteriores, como o mapa do genoma humano e a identificação de genes ligados a condições físicas específicas. Passe os trechos selecionados e, em seguida, peça que os alunos indiquem de que forma podemos identificar o material genético por meio de um exame sanguíneo e que outras estruturas do corpo podem ser usadas para identificar o material genético, de acordo com o filme.
AVALIAÇÃO: Verifique se os alunos conseguem relacionar o tema trabalhado e as informações de Gattaca. Outra opção é pedir que escrevam uma resenha sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo de genética.
O filme Gattaca pode ser assistido através do link https://www.youtube.com/watch?v=mV40nDD7gDk
Fonte: Nova escola
Animais em risco de extinção: conhecendo e preservando
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos conhecerão os animais e plantas em risco de extinção que habitam o bioma da região em que a comunidade escolar está inserida. Também conhecerão as características do bioma, hábitos e habitat dos animais e plantas, para, posteriormente, promover atos de conscientização voltados para a preservação dos mesmos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos já devem ter noções de:
Conceito de plantas;
Conceito de animais;
Conceito de região;
Conceito de extinção.
Estratégias e recursos da aula
Etapa 1: Conhecer as espécies da região
Dividir a classe em duas equipes e solicitar que, junto à comunidade, façam um levantamento das espécies de animais e plantas que existem na região, sendo que uma equipe fica responsável pelas plantas e outra pelos animais. Pedir que os alunos façam buscas de imagens na internet.
Em seguida, no laboratório de informática, solicitar que os alunos, busquem informações sobre os exemplares que encontraram: nome (s) populares e nome científico, características principais, habitat, reprodução, alimentação, etc. A partir desta pesquisa, os alunos confeccionarão fichas informativas sobre cada um, contendo estas informações encontradas e as fotografias que fizeram ou imagens encontradas na internet. Estas fichas deverão ser confeccionadas em cartolina ou papel-cartão e, se possível, plastificadas, para que possam ser manuseadas sem risco de desgaste.
Etapa 2: Estudar conceitos ecológicos
Preparar e executar uma aula expositiva sobre os conceitos, usando data show para a apresentação: ecologia, espécie, bioma, habitat, preservação, conservação, extinção, a fim de assegurar que compreendam o que estará sendo discutido com a turma;
Obs: deter-se no conceito de “extinção” e seus níveis (extinto, extinto na natureza, em perigo, ameaçados, vulnerável, etc.): pode-se pesquisar sobre esses critérios de classificação nos seguintes sites:
http://www.biodiversitas.org.br/florabr/criterios.asp
http://www.icmbio.gov.br/ran/images/Arquivos/especies_ameacadas/categorias_criterios_iucn_2012.pdf
Etapa 3: Identificar as espécies em risco de extinção
Pedir aos alunos que classifiquem os animais e plantas entre risco de extinção e os que não estão em risco, escrevendo seus nomes em um cartaz de papel metro branco, fixando-o na parede da classe. Para realizar esta classificação, o aluno pode, juntamente com o professor, consultar o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
Separar entre os alunos as fichas (pode ser individual ou em grupos), para que pesquisem na internet a situação de cada animal ou planta atualmente: se em risco de extinção ou não, causas e consequências de sua extinção, e sugestões do que fazer para preservá-los. O professor, para esta atividade, deve dar alguns dias de prazo para que os alunos a realizem, tendo em vista que as informações deverão ser pesquisadas em sites ou livros.
Realizar o momento de socialização dos resultados das pesquisas na classe. Iniciar um debate acerca das causas e consequências da extinção das espécies pesquisadas. A partir deste momento, levar a turma a perceber a necessidade de comunicação da situação atual das espécies para a comunidade, a fim de que se sintam também responsáveis pela preservação.
Etapa 4: Comunicação dos resultados
Organizar com os alunos uma feira ou exposição dos animais e plantas da região, com um destaque especial aos que se encontram em risco de extinção;
A exposição pode ser organizada com o uso de fotos, vídeos e painéis expondo o trabalho dos alunos.
Atentar para as apresentações, cuidando para que os mesmos tenham claro o que apresentar, de que maneira etc. Os alunos devem atentar-se para não falar de maneira geral e sim, especificamente referir-se ao local em que se encontra a comunidade.
Observação: As etapas não representam aulas ou dias. Cada uma pode durar vários dias, ou mesmo, apenas um.
Avaliação
O professor avaliará os alunos de acordo com sua atuação durante as atividades. Perguntas como: o aluno deixou-se envolver pelo tema da aula? O aluno se interessou em realizar as atividades? Demonstrou aquisição de conhecimento através de comentários e sugestões sobre as atividades?
Também deverá ser promovido um momento de auto avaliação. Caso os alunos não tenham hábito de se auto avaliar, o professor poderá utilizar uma ficha de orientação, ou até mesmo promover um momento coletivo para isso, afim de que se discutam o desempenho individual e do grupo.
Adaptado de:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html
Existe algum programa de descontos para clientes?
RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO
MODALIDADE:
ENSINO FUNDAMENTAL II
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 3 HORAS
OBJETIVOS: Despertar no aluno a consciência de que os materiais descartados no lixo podem ser reciclados e reutilizados, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a redução do lixo.
MATERIAIS:
coleta de materiais na própria escola, datashow ou DVD.
METODOLOGIA:
1. Pedir aos alunos que, durante o intervalo, recolham vários materiais.
2. Fazer os alunos separá-los seguindo as cores da reciclagem.
3. Exibir vídeos que contenham conceitos de reciclagem, redução e reaproveitamento. Em sequência distribua textos com os mesmos conteúdos e promova um debate entre os participantes.
4. Para a próxima aula pedir para trazerem materiais recicláveis para a produção de porta trecos, buscando colocar em prática a reutilização dos materiais.
AVALIAÇÃO:
O processo deve ser mais importante que os resultados, pois o que importa nessa atividade é a participação dos estudantes.
Principais biomas brasileiros
Ano: 6º e 7º
Objetivos
1) Relembrar a definição de ecossistema para, então, compreender o conceito de bioma;
2) Identificar e caracterizar os principais biomas brasileiros;
3) Relacionar as características físicas de animais típicos de cada bioma com seus respectivos habitats, por meio de observações práticas;
4) Compreender, de modo geral, as relações existentes entre a flora e fauna dos biomas;
6) Avaliar os riscos e ameaças que os biomas brasileiros enfrentam atualmente.
A maior biodiversidade de nosso planeta está no Brasil, que contém 12% de toda a vida natural da Terra. Essa riqueza de seres vivos está distribuída em vários ecossistemas que, por sua vez, são reunidos em seis importantes biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Campos do Banhado.
O presente plano de aula tem como intuito estimular a capacidade de pesquisa dos alunos sobre a temática, conhecer e a partir de então desenvolver a consciência ambiental, enquanto estudam sobre os principais biomas brasileiros.
Procedimentos
1) O professor deverá recapitular a definição de ecossistema e, depois, explicar aos alunos o conceito de bioma.
2) Apresentar no data show os seis principais biomas terrestres do Brasil e em seguida, comente as principais características de cada um deles.
3) Explique aos alunos que os animais endêmicos de cada bioma apresentam adaptações anatômicas e, às vezes, fisiológicas ao seu respectivo habitat. Isso acontece por duas razões principais: hábito alimentar e hábito de vida — ambos aliados ao tipo de habitat do animal. Por exemplo, o lobo-guará, típico do Cerrado, caminha facilmente sobre o solo desse bioma graças às suas longas pernas; a cor de sua pelagem o ajuda a se camuflar. A audição desse canídeo é muito apurada, o que lhe ajuda a encontrar pequenos roedores e lagartos escondidos na vegetação. Outra adaptação interessante desse animal é que, para aumentar suas chances de sobrevivência, ele adquiriu um hábito alimentar onívoro, e o lobo-guará é o único dispersor de sementes de uma árvore típica do Cerrado: a lobeira.
4) Uma vez esclarecida, em linhas gerais, a relação do lobo-guará com o Cerrado, avise os alunos que eles farão o mesmo tipo de observação com outros animais e seus respectivos biomas. Explique-lhes que, dessa maneira, além de estudar as características dos principais biomas terrestres do Brasil, eles irão compreender a interdependência que os animais possuem com seus habitats e vice-versa.
5) Pedir que os alunos formem grupos de, no máximo quatro pessoas e, em seguida, escreva no quadro as seguintes opções de pesquisa:
a) Mico-leão-de-cara-dourada — Mata Atlântica
b) Arara-azul-grande — Pantanal
c) Tatu-bola — Caatinga
d) Águia Cinzenta — Campos do Sul e Banhados
e) Tamanduá-bandeira — Cerrado
f) Tartaruga-do-amazonas — Amazônia
Professor, essas são apenas sugestões, realize as devidas substituições de acordo com a sua disponibilidade.
6) Sorteie os temas de trabalho para os grupos.
7) Pedir que os grupos façam uma pesquisa na internet sobre as características de seus respectivos biomas.
9) Após a pesquisa, pedir para que cada grupo exponha sua pesquisa para a classe, em forma de seminário. Na apresentação, os alunos deverão evidenciar a interdependência do animal pesquisado com seu respectivo bioma.
10) Além disso, cada grupo deverá entregar um trabalho escrito, no qual devem ser descritas as características de cada bioma estudado.
Avaliação: Participação dos alunos em todas as etapas do processo.(Contínua e formativa).
A NATUREZA AGRADECE! APRENDENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE CORRETO DO LIXO PLÁSTICO
Ano: 6º
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Discutir sobre a importância do descarte correto da garrafa plástica e outros lixos.
- Identificar os impactos ambientais do descarte inadequado do lixo plástico.
- Perceber a importância de respeitar a natureza no presente para garantir o futuro do planeta/seres vivos.
- Identificar as maneiras de conscientizar os colegas sobre a importância de respeitar a natureza, descartando corretamente o lixo.
- Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
5 Aulas de uma hora.
Estratégias e recursos da aula
Vê-se a importância de trabalhar a conscientização ambiental dos alunos ao longo de todo o ano. No entanto, seria interessante fazer um planejamento para que estas aulas sejam ministradas no mês de Maio e que a última aula, que tem como proposta a realização de uma campanha de conscientização ambiental, seja ministrada na primeira semana de junho, uma vez que o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia cinco desse mês.
AULA 1
1° momento: Para uma introdução ao tema, convide os alunos para assistirem ao vídeo “A odisseia de uma garrafa | PNUMA”, Duração: 1min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EWqnWXnXURw
2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto à mensagem do vídeo, pergunte:
- Qual a principal mensagem do vídeo?
- Quem sabe quanto tempo o plástico demora a se decompor?
- Vocês se preocupam em descartar o lixo em recipientes apropriados?
- O que pode acontecer com uma garrafa de plástico quando você a arremessa no chão?
- Vocês acreditam que uma ação tão simples, como descartar uma garrafa plástica, gera uma mudança no rumo das nossas atividades, mesmo que sejam imperceptíveis? Por quê?
3° momento: Distribua aos alunos uma cópia da crônica “A saga da garrafa pet”, de Ernesto Araújo. Sorteie seis alunos para realizar a leitura em voz alta, sendo um aluno responsável por cada parágrafo.
A saga da garrafa pet
Ernesto Araújo
[aluno 1] Pet, esse é o nome da garrafinha da nossa estória, cujo maior sonho era chegar ao mar, mais especificamente, oceano atlântico. Seu ponto de partida, Goiânia. Quem iria ajuda-la? Nós mesmos, os seres humanos, moradores da cidade.
[aluno 2] Pet começou sua jornada dentro de uma fábrica de garrafas, de lá partiu para receber o líquido doce e gaseificado que seria consumido por alguém num momento de sede. O grande momento chegou, Pet torceu para que a pessoa que a consumiria não a jogasse no lixo. Batata! Pet foi jogada na rua, de dentro do carro, caiu no chão e rolou pra perto do meio-fio, – maravilha, pensou ela. Por sorte era período chuvoso, Pet poderia ser transportada mais rapidamente para dentro de um bueiro, e de lá para dentro de um rio.
[aluno 3] A espera foi longa, Pet aguardou pacientemente pela água, – nossa, essa água que não cai! Num golpe de sorte uma criança começou a chutar a garrafa, e utilizou justamente a entrada do bueiro como uma espécie de gol. Com um chute certeiro Pet entrou, estava mais segura, poderia aguardar a chuva lá. Alguns dias depois, eis que caem as primeiras gotas, Pet torceu para ser uma chuva forte, e foi. Finalmente, sua jornada começou, Pet chegou a um córrego, que depois foi para um rio.
[aluno 4] Nossa amiga ficou maravilhada com a paisagem, não estava só, logo fez amizade com várias outras garrafas que foi encontrando pelo caminho. Algumas eram veteranas, já estavam no rio havia muito tempo, pois quando o rio enchia, elas iam pras margens e muitas vezes não saiam a tempo quando o rio ficava vazio, ficavam então presas nas margens, aguardando a próxima vez que as águas iriam subir. Pet não desejava isso, queria seguir seu rumo sem interrupções, desejava chegar rápido ao mar.
[aluno 5] A jornada era bem longa, Pet conversou com peixes, não muito contentes com sua presença, viu macacos, florestas, sacolas plásticas, isopores, quanto mais se afastava da cidade, mais a paisagem ia ficando diferente, mais limpa, cheirosa, bonita, e sempre contando com a presença de companheiras como ela, cada qual com seu sonho. Pet passou por corredeiras, cachoeiras. Ficava imaginando como seria seu encontro com o mar. As paradas nos lagos de usinas hidrelétricas foram constantes, Pet ficava aflita cada vez que chegava a um lugar desses, achava que seria quase impossível passar, – nossa, quantos lagos, dizia ela. Pareciam o mar, de tão grandes, mas ela não queria isso, sonhava alto, queria ir longe.
[aluno 6] Seu objetivo ficava cada vez mais perto, tudo isso graças a uma ajuda de uma criança que não havia sido educada para respeitar a natureza. Pet, depois de tantas aventuras, descobertas, alegrias e aflições finalmente chegou a seu destino, o mar. Toda aquela água salgada, as ondas, a paisagem, tudo era muito diferente, Pet estava deslumbrada, o mar era tudo aquilo que ela sonhava. Ela então se juntou a milhares de companheiras no oceano e juntas ficaram a girar e girar e girar, unidas numa gigante redemoinho de lixo.
Fonte: RECANTO DAS LETRAS. A saga da garrafa pet. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/infantil/4328703.
4° momento: Divida a turma em duplas e solicite que cada uma elabore um painel para representar duas atitudes do homem, com relação ao descarte da garrafa pet: a primeira, tal qual a crônica, a garrafa é jogada na rua, pela janela do carro e, em seguida, chutada por uma criança para dentro de um bueiro; a segunda, após esvaziar a garrafa, ao invés de jogá-la na rua, o passageiro do carro guarda a garrafa para mais tarde descarta-la em uma lixeira apropriada para o recolhimento de lixo plástico. Oriente para que as duplas conversem entre si e definam a melhor forma para a representação das atitudes propostas para a atividade.
Distribua cartolina branca, giz de cera, lápis de cor, revista, tesoura sem ponta, cola entre outros materiais para o desenvolvimento do trabalho.
5° momento: Convide as duplas para apresentarem e explicarem suas produções para o restante da turma. Disponibilize um espaço em sala para os trabalhos ficarem afixados até o final de todas as atividades relacionadas ao tema.
Sugestão ao professor
Como complementação à aula, você poderá trabalhar com os alunos o tema “coleta seletiva”, conforme as sugestões apresentadas abaixo:
NAVES, Maria Margarida. Amigos do lixo: fazendo coleta seletiva na escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10737
PADIAL, Karina. Coleta seletiva na escola. Conheça o lixo produzido pela escola e garanta o descarte correto. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/administracao/coleta-seletiva-escola-759346.shtml.
TAREFA DE CASA
Solicite que os alunos tragam de casa na próxima aula, pelo menos, duas garrafas PET de 2 litros, vazias e limpas.
AULA 2
1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Akatu Mirim - De onde vem para onde vai? Garrafa D'água”, Duração: 4min14seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=G91C7HUHiCs.
Figura 2- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Akatu Mirim - De onde vem para onde vai? Garrafa D'água”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=G91C7HUHiCs.
2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos com a mensagem do vídeo, pergunte:
- Quais as etapas pelas quais a garrafa plástica passa até levar a água até o consumidor final?
- O que é chamado de “água virtual”?
- De onde vem a água para a produção da garrafa plástica?
- Como acontece o ciclo da água?
- O que acontece com a água quando descartamos o lixo de forma incorreta?
- Qual o papel de cada um para diminuir a poluição das cidades, dos rios, das matas etc.?
- O que é o consumo consciente?
Sugestão ao professor
Em complementação ao vídeo “Akatu Mirim - De onde vem para onde vai? Garrafa D'água”, após a conversa sobre a mensagem do mesmo, apresente o vídeo da TV Escola “Invasão plâncton - Operação plástico.” Duração: 7min32seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4833.
3° momento: Verifique previamente junto à Direção de sua escola sobre a possibilidade e disponibilidade de algum muro para ser instalada uma horta vertical. Se sua escola já tiver uma horta, sugere-se que substitua as hortaliças, temperos etc. por flores. Convide os alunos para construírem uma horta vertical com as garrafas PET trazidas de casa. Defina em conjunto quais serão as espécies plantadas, de acordo com as necessidades das plantas e as condições do local a ser instalada a horta, como insolação, ventilação etc.
4° momento: O modelo de horta sugerido segue a ideia proposta pelo designer Marcelo Rosembaum, que disponibilizou em seu site o passo a passo para a construção. O material necessário para a montagem da horta vertical corresponde a garrafas PET de 2 litros (vazias e limpas); corda de varal, cordoalha, barbante ou arame (para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa); tesoura; terra; adubo e mudas das plantas. Fonte: LEVY, Paula. Horta Vertical com Garrafa Pet. Disponível em: http://dporganizaar.com.br/externo.php/corpocompleto/index/430/horta-vertical-com-garrafa-pet.
5° momento: Para auxiliar a construção e montagem da horta vertical, acompanhe o passo a passo disponível em:
CICLOVIVO. Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”. Disponível em: http://ciclovivo.com.br/noticia/aprenda_a_fazer_a_horta_de_garrafa_pet_do_lar_doce_lar.
LEVY, Paula. Horta Vertical com Garrafa Pet. Disponível em: http://dporganizaar.com.br/externo.php/corpocompleto/index/430/horta-vertical-com-garrafa-pet.
Sugestão ao professor
Caso não seja possível utilizar nenhum muro da escola, para a montagem da horta vertical, sugira que cada aluno faça a sua hortinha com a(s) garrafa(s) PET trazida(s) de casa e plante temperos como hortelã, manjericão, salsa, cebolinha etc. e leve para ser cuidada em casa. Para a hortinha individual serão necessários: 1 tampa de caixa de ovo, 1 garrafa PET de 2 litros, tesoura sem ponta, terra, adubo e sementes ou mudas dos temperos a serem plantados. Para auxiliar a confecção siga o passo a passo apresentado na imagem abaixo.
Figura 4- Imagem obtida pela autora para confecção de hortinha de PET. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/uploads/imagens/passatempos/horta_sucata.gif.
6° momento: Convide os alunos para uma roda de conversa para saber o que eles acharam do assunto tratado na aula e da atividade realizada. Pergunte se a partir deste momento estarão mais atentos ao descarte das garrafas plásticas vazias e das possibilidades de reutilização das mesmas.
Sugestão ao professor
Para ampliar seu conhecimento sobre o descarte adequado das embalagens PET, acesse:
ABIPET. LevPet - Descarte adequado das embalagens de PET. Disponível em: http://www.abipet.org.br/index.html?method=mostrarInstitucional&id=40.
AULA 3
1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Sopa Plástica: o Lixão do Oceano Pacífico (Fantástico - Globo)”, postado por Encontro da Nova Consciência. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY.
2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao assunto apresentado no vídeo, pergunte:
- Quem já tinha ouvido falar do lixão do Oceano Pacífico?
- Quem tem o hábito de jogar lixo na rua? Quem conhece alguém que joga lixo na rua?
- Vocês acham certo jogar lixo na rua? Por quê?
- Se vocês vissem algum conhecido jogando lixo na rua, o que vocês diriam para ele?
- O que vocês acham que poderia ser feito nas escolas para conscientizar os alunos dos impactos ambientais provocados pelo descarte incorreto do lixo?
3°momento: Solicite aos alunos que escrevam um texto de aproximadamente 20 linhas sobre o tema e os assuntos discutidos desde a primeira aula e dizer o que ele espera para o futuro e o que pode fazer enquanto cidadão para contribuir para a sustentabilidade do planeta.
4° momento: Convide cada aluno para fazer a leitura em voz alta de seu texto para o restante da turma.
AULAS 4-5
1° momento: Convide uma ONG Ambiental de sua cidade ou região para fazer uma palestra de conscientização com a turma, com foco nos problemas gerados pelo uso indiscriminado de plástico e pelo descarte incorreto da garrafa plástica. Converse previamente com os responsáveis pela palestra, solicite que eles apresentem alguma campanha realizada pela entidade e expliquem aos alunos quais são as questões mais importantes que devem ser tratadas em uma campanha de conscientização ambiental.
2° momento: Convide os alunos para criarem uma campanha de conscientização para ser aplicada em toda a escola, durante o recreio, para que todos os alunos conheçam os impactos causados pelo descarte inadequado da garrafa plástica e outros lixos plásticos e se conscientizem da importância de repensar suas atitudes para garantir um planeta saudável.
Sugestão ao professor
Para ampliar seu conhecimento sobre campanhas ambientais, bem como sobre mobilização e elaboração de campanhas, acesse:
Como fazer campanhas. Disponível em: http://www.animalmosaic.org/Images/resources_Campaigning_false_Campaigning-Portuguese_tcm46-29170.pdf.
DAEMON, Carol. Campanhas ambientais premiadas. Disponível em: http://caroldaemon.blogspot.com.br/2010/01/campanham-ambientais-premiadas.html.
EQUIPE GREEN NATION. Campanhas ambientais. Disponível em: http://www.greennation.com.br/pt/dica/60/Equipe-GreenNation/Campanhas-ambientais.
FREDERICO, Lívia. Dicas de como mobilizar. Disponível em: http://familiaeducadora.blogspot.com.br/2010/10/dicas-de-como-mobilizar.html.
3° momento: Divida a turma em grupos de cinco alunos. Solicite que conversem entre si e elaborem um slogan para a campanha de conscientização ambiental. Posteriormente, realize uma votação considerando a opinião de todos os alunos para elegerem o melhor slogan para a campanha.
Para ampliar seu conhecimento sobre o significado de slogan, acesse: Significado de Slogan. Disponível em: http://www.significados.com.br/slogan/.
3° momento: Disponibilize material para confecção de cartazes, panfletos entre outros produtos que fizerem parte da campanha criada pelos alunos. Distribua cartolina branca, revistas, tesoura sem ponta, cola, caneta hidrográfica, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel etc.
Sugestão ao professor
Convide o professor de artes da escola para auxiliar na produção do material da campanha, podendo ser proposta até mesmo uma instalação sobre o tema, em alguma área comum da escola, previamente definida junto à Direção.
Ponte feita de garrafas plásticas sobre açude atrai curiosos na Paraíba. Disponível em: http://www.assisramalho.com.br/2012/05/ponte-feita-de-garrafas-plasticas-sobre.html.
NAVILLE, Natt. Artista realiza ações para conscientizar de forma criativa sobre os problemas ambientais. Disponível em: http://misturaurbana.com/2014/10/artista-realiza-acoes-para-conscientizar-de-forma-criativa-sobre-os-problemas-ambientais/.
ZERO HORA. Arte da sustentabilidade: intervenções urbanas ajudam a conscientizar população sobre questões ambientais. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/artemosfera/noticia/2011/11/arte-da-sustentabilidade-intervencoes-urbanas-ajudam-a-conscientizar-populacao-sobre-questoes-ambientais-3556836.html.
4° momento: Convide os alunos para colocarem em prática sua campanha. Combine previamente com a Direção da escola onde poderão ser fixados os cartazes da campanha e em quais momentos os alunos poderão fazer intervenções em sala de aula para apresentar a campanha aos demais alunos.
Adaptado do portal do professor.
Produto
Preferência do cliente